Regularidade - Conselho Municipal de Assistência Social

04/12/2019

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no município. Conforme estabelecido pelo art. 9º da Lei Orgânica de Assistência Social: "o funcionamento das entidades e organizações de assistência social depende de prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social, ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, conforme o caso".


Para tanto, lembramos a importância da entrega do Plano de Ação do ano corrente e Relatório de Atividades do ano anterior, até o dia 30 de abril, para renovação da regularidade anual junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social, conforme estabelecido pelo art. 13 da resolução CNAS nº 14, de 15 de maio de 2014.


Tenham como base para construção dos documentos o artigo 3º da Resolução CNAS nº 14, de 15 de maio 2014. Esta resolução define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social. Cabe ressaltar a importância de verificar a regulamentação do processo de inscrição no Conselho do Município onde a instituição está localizada ou realiza o serviço.


SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com João Mazini , Cofundador da @comitiva.esperanca , sobre a " Situação das Comunidades Ribeirinhas frente as queimadas no Pantanal- MS, a live será realizada no Instagram @capemisa.s dia 28/10 às 14:00h. Contamos com você!!!
Primeiro dia de Capacitação sobre Tributos, Obrigações e Benefícios ficais nas esferas Federal, Estadual e Municipal do Rio de Janeiro para entidades de Assistência Social.  A próxima será no dia 27/10, segue o link de inscrinção http://bit.ly/tributos-ong-assistencia. Não percam!!!
Convidamos  todas as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil, para participarem da reapresentação da Live no dia 30/09/2020 às 15h, onde a Assistente Social, Profissional de Atendimento Integrado da  Prefeitura Municipal de Salvador-PMS, Técnica do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos - SCFV, Silvana dos Santos Souza, abordará o tema Potencialização dos Recursos Públicos e Benefícios da Assistência Social. Contamos com vocês!
A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com Elisa Costa, Presidente da AMSK Brasil- Associação Internacional Maylê Sara Kalí, sobre " A situação da comunidade cigana frente ao COVID-19, a live será realizada no Instagram @capemisa.s dia 09/09 às 14:00h.
O Instituto de Direito Coletivo e a Capemisa Social receberão, no próximo dia 01/09 às 19h30, o professor Marcos Montenegro, Auditor de Controle Externo do TCE/RJ, para tratar da atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) no contexto da Pandemia. Aguardamos vocês no perfil @direitocoletivo no dia 01/09 às 19h30. Não percam!
A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com Nedir Mendes, sobre "Os Impactos da COVID-19 na comunidade ribeirinha da ilha de Murutucum em Belém/Pará", a live será realizada no Instagram da @capemisa.s dia 26/08 as 14:00h.
Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime, denuncie! Disque 100!
A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com o Advogado José Carlos Soares, sobre "Os desafios das Organizações do Terceiro Setor em período de pandemia", a live será realizada no Instagram da @capemisa.s dia 04/08 as 14:00h. Contamos com você!!
A CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizará no dia 29/07/2020, às 10h uma live no Instagram @capemisa.s com o tema " Racismo e Covid-19: a (in)visibilidade nas políticas públicas". Nesse encontro conversaremos sobre Estudo remoto x acesso à internet, ENEM, Retorno às aulas; Auxílio Emergencial/Renda Brasil, FGTS, Desemprego e Flexibilização. Você é nosso convidado!
A CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com o Instituto de Direito Coletivo, realizará no dia 31/07/2020, às 14:00h uma live no Instagram @capemisa.s com o tema "Como ficam os termos de Fomento e Colaboração do Terceiro Setor em tempos de COVID-19"? Contamos com você!