Programas de defesa e garantia de direitos

09/04/2019
instituições de defesa e garantia de direitos

A Assistência Social, desde a promulgação da Constituição de 1988, passou a ser considerada política pública e não mais uma prática assistencialista.

Embora a primazia da responsabilidade dessa política seja do Estado, as organizações e entidades, da qual a atuação se dá por parte da sociedade civil, funcionam como uma "extensão" atuando como: atendimento, assessoramento ou na defesa e garantia de direitos.

As entidades de assessoramento, na qual a capemisa Social se enquadra, bem como as de defesa e garantia de direitos, estão caracterizadas na Resolução nº 27 de 2011 do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS segundo:

Art.2º

III - De Defesa e Garantia de Direitos: aquelas que de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da Política de Assistência Social, nos termos da Lei nº 8.742 de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS.

Dentre as Instituições assessoradas e atuantes na defesa e garantia de direitos temos a Associação Meylê Sara Kali - AMSK.

Situada em Brasília/DF, cuja missão é propagar a história, tradições e costumes do povo romani do Brasil em defesa dos direitos humanos, a AMSK Inclui, dentre seus objetivos, a promoção de ações de enfrentamento à discriminação étnica e racial contra os povos romani no Brasil. Em razão da grande invisibilidade que caracteriza essa parcela da população brasileira e o desconhecimento sobre suas especificidades, tradições, necessidades, condições de vida e obstáculos enfrentados no acesso a direitos, a AMSK Brasil tem se dedicado ao levantamento, no nível nacional, porém sempre procurando estreitar o diálogo com organizações e lideranças do povo romani de outros países - com especial destaque para Colômbia, Espanha e Portugal - com o objetivo de contribuir para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas em termos de organização e construção de políticas públicas, programas e ações.

*Texto retirado do site

Associação Meylê Sara Kali - AMSK

Apresentação da AMSK na sede da Capemisa Social.

Apresentação da AMSK na sede da Capemisa Social.

As representantes da instituição parceira da CAPEMISA Social, AMSK/Brasil- Maylê Sara Kalí, fizeram uma capacitação para equipe da Gestão de Assistência Social onde expuseram os projetos, programas e ações para o fortalecimento dos direitos dos povos romani (ciganos), a realidade da população cigana, vulnerabilidades e preconceito vivido por esta população

Para maiores informações:

http://www.amsk.org.br/

SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com João Mazini , Cofundador da @comitiva.esperanca , sobre a " Situação das Comunidades Ribeirinhas frente as queimadas no Pantanal- MS, a live será realizada no Instagram @capemisa.s dia 28/10 às 14:00h. Contamos com você!!!
Primeiro dia de Capacitação sobre Tributos, Obrigações e Benefícios ficais nas esferas Federal, Estadual e Municipal do Rio de Janeiro para entidades de Assistência Social.  A próxima será no dia 27/10, segue o link de inscrinção http://bit.ly/tributos-ong-assistencia. Não percam!!!
Convidamos  todas as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil, para participarem da reapresentação da Live no dia 30/09/2020 às 15h, onde a Assistente Social, Profissional de Atendimento Integrado da  Prefeitura Municipal de Salvador-PMS, Técnica do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos - SCFV, Silvana dos Santos Souza, abordará o tema Potencialização dos Recursos Públicos e Benefícios da Assistência Social. Contamos com vocês!
A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com Elisa Costa, Presidente da AMSK Brasil- Associação Internacional Maylê Sara Kalí, sobre " A situação da comunidade cigana frente ao COVID-19, a live será realizada no Instagram @capemisa.s dia 09/09 às 14:00h.
O Instituto de Direito Coletivo e a Capemisa Social receberão, no próximo dia 01/09 às 19h30, o professor Marcos Montenegro, Auditor de Controle Externo do TCE/RJ, para tratar da atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) no contexto da Pandemia. Aguardamos vocês no perfil @direitocoletivo no dia 01/09 às 19h30. Não percam!
A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com Nedir Mendes, sobre "Os Impactos da COVID-19 na comunidade ribeirinha da ilha de Murutucum em Belém/Pará", a live será realizada no Instagram da @capemisa.s dia 26/08 as 14:00h.
Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime, denuncie! Disque 100!
A Capemisa Instituto de Ação Social convida as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil para dialogar com o Advogado José Carlos Soares, sobre "Os desafios das Organizações do Terceiro Setor em período de pandemia", a live será realizada no Instagram da @capemisa.s dia 04/08 as 14:00h. Contamos com você!!
A CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizará no dia 29/07/2020, às 10h uma live no Instagram @capemisa.s com o tema " Racismo e Covid-19: a (in)visibilidade nas políticas públicas". Nesse encontro conversaremos sobre Estudo remoto x acesso à internet, ENEM, Retorno às aulas; Auxílio Emergencial/Renda Brasil, FGTS, Desemprego e Flexibilização. Você é nosso convidado!
A CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com o Instituto de Direito Coletivo, realizará no dia 31/07/2020, às 14:00h uma live no Instagram @capemisa.s com o tema "Como ficam os termos de Fomento e Colaboração do Terceiro Setor em tempos de COVID-19"? Contamos com você!